Ajustando a firmeza do Pitch

Quem já usou os toca-discos Technics SL 1200 sabe muito bem que uma de suas maiores qualidades são os seus controles de pitch. Muito firmes e com uma resistência bem agradável, eles dão uma excelente precisão na hora de fazer ajustes finos, principalmente pra quem sabe mixar usando apenas o pitch, sem colocar as mãos nos discos.
E realm
ente, não tem coisa pior que se acostumar com isto e depois ter que encarar um pitch de plástico molenga como o de um CDJ. Pra alguns chega a ser desesperador, pra outros nem tanto, mas também impede o DJ de abusar um pouco mais nas passagens.
Mas calma, pra tud
o tem um jeito! Eis aqui uma solução caseira rápida e fácil que muita gente não conhece, e que pode ser feita em alguns minutos, (sem a necessidade de abrir o equipamento). Esta modificação serve para diversos tipos de decks, sejam eles CDJs, controladores midi ou até mesmo alguns toca-discos como da Stanton e da Numark.
Esta modificação é muito simples, pois ela se baseia no seg
uinte: os controles de pitch do seu deck são bons, só são soltos, frouxos demais. O que vamos fazer é dar um pouco de aderência ao slider, o controle deslizante.
Isso é f
eito usando algum feltro que vai ficar entre o pegador do slider e a superfície externa. O ideal é você comprar um daqueles feltros auto-adesivos que sempre rolam nas seções de utilidades domésticas de qualquer supermercado, marcenarias e afins. Mas você pode usar qualquer feltro disponível.
Vamos ao passo a passo:
Você vai precisar de pouca coisa para fazer esta modificação: um par de feltros auto-adesivos (ou material similar, mas não-aderente), tesoura ou estilete, e uma chave de fenda.
Retire o pegador do slider usando a chave de fenda. Dependendo do seu aparelho, você nem precisará da chave de fenda, mas é melhor utilizá-la como alavanca para evitar forçar o mecanismo do pitch. Não tenha medo, esta peça é removível e não costuma ter nenhum tipo de lacre ou coisa parecida. É só puxar.
Retirado o pegador do pitch, o que vamos fazer é cortar um fundo pra ele. Aqui você confere a parte inferior do pegador do pitch do M-Audio Xponent.
Coloque o pegador do pitch por cima do feltro, e marque bem as medidas dele. Se preferir, utilize um lápis para marcar as dimensões, facilitando na hora de cortar.
Recorte o feltro na medida do pegador de pitch. Dependendo da espessura do feltro que você comprou, você pode cortar mais, deixando ele menor do que o próprio pegador. Quanto mais grosso, maior a tendência a ele se esparramar, então convém cortar ele um pouco menor. No meu exemplo, utilizei um feltro muito grosso, você pode comprar um com 1 milímetro de espessura que dá pro gasto numa boa.
Lembre-se de perfurar o feltro antes de encaixá-lo, para que você não force o mecanismo do pitch afundando-o na hora de encaixar o feltro.
Antes de prosseguir, confira se o corte está bem feito: compare o calço que você criou usando o feltro com o pegador do pitch, e veja se não tem bordas sobrando. Se tiver, livre-se delas. É preferível que ele fique menor do que mais largo que o próprio pegador do slider de pitch.
Agora é hora de aplicar o calço no controle deslizante do pitch. Se você está usando algum tipo de feltro auto-adesivo, primeiro encaixe-o no slider, com a parte adesiva virada para cima, e só depois retire o papel que cobre a cola. Assim você evita que ela se desgaste enquanto manipula o feltro.
Chegou a hora de finalizar a modifiação: retire o papel da parte adesiva e encaixe novamente o pegador do pitch no seu devido lugar, fazendo um “sanduíche de feltro”. Faça um leve pressão para dar firmeza no encaixe, mas sem exagerar.
Pronto! Sua modificação está terminada, e agora você conta com um pitch muito mais firme e preciso na hora de manipular

O resultado? Confira no vídeo abaixo a diferença entre um pitch modificado (o primeiro) contra outro sem a modificação
video

Viu como é fácil? O mais legal é que isto vale pra todo tipo de controle deslizante de vários aparelhos. Desde toca-discos a CDJs, passando por controladores midi, mesas de som, etc.

Link: Artigo Original
Compartilhar este artigo :