Tutorial Traktor BeatGrid GridMaker Tick


Primeiramente vamos entender o que são e para que servem algumas destas funções.

BeatGrid é a maneira que o software Traktor da Native Instruments achou para ajustar e sincronizar as suas músicas, dessa maneira você pode efetuar loops e transições de maneria prática e rápida.

BeatMaker é a marcação que define o inicio de uma BeatGrid, essa função pode ser usada em qualquer ponto da música e quantas vezes for necessária.


Vejamos dois exemplos de posições da BeatGrid:
Você pode ver que a BeatGrid está errada (não encaixa com as batidas da música)
Esse exemplo demonstra a BeatGrid na sua forma correta (encaixada com as batidas)
O Traktor analisa e define o BPM (batidas por minuto) e BeatGrid automaticamente na importação ou na primeira execução da faixa mas se o programa eventualmente errar você tem as opções abaixo para corrigir o problema.



Entendendo o Painel da Grid (Grade)

1. Adjust Beatmarker Buttons: Estes botões servem para ajustar o BeatGrid, movendo-o para esquerda ou direita. Até você encontar o ponto correto.

2. BPM Adjust Buttons: Botões de ajuste fino da BPM, com esses botões você aumenta e diminui o BPM da musica assim consecutivamente aumenta e diminui o "espaçamento" do BeatGrid.

3. Lock Beatgrid: Botão de bloqueio, quando acionado impede que seja feita qualquer alteração no painel da BeatGrid. No momento em que configurou a BeatGrid corretamente pode acionar este botão para impedir que futuramente faça uma alteração por acidente.

4. Tempo Display: Além de exibir o BPM da musica carregada este painel também permite a edição rápida da BPM, sendo apenas necessário clicar duas vezes sobre ele e introduzir o valor desejado.

5. Set GridMaker: O botão Set GridMaker é utilizado para inserir um GridMaker (marcador de início da grade) na posição atual do PlayMarker. (barra vermelha do painel que exibe a onda da musica). Essa função é muito usada, por exemplo se você excluir o BeatGrid, quiser inicia-lo de outro ponto ou até mesmo introduzir mais de um GridMaker por música (acontece quando a faixa tem muita variação de BPM).

6. Trashbin: Função um tanto "perigosa" que serve para exclui o GridMaker selecionado.

7. Auto Grid: Clique neste botão para calcular o BPM, e (re)ajustar o BeatGrid no restante da faixa carregada (lado direito do PlayMarker)

8. ÷2 / x2: Botões de multiplicação e divisão, são usados para multiplicar e dividir o BPM da musica (exibido no painel ao lado, item 4).

9. Reset: Este botão exclui e BeatGrid existente e a recalcula (analisa) novamente (de acordo com os dados do Traktor). O processo de analise é realizado automaticamente no momento da importação da musica, mas se por ventura você excluir, ou desajustar o BeatGrid esta função pode ser bastante útil.

10. TAP: serve para definir o BPM de forma rítmica (manualmente). Funciona da seguinte maneira, a cada batida que você houve você clica instantaneamente não botão TAP assim o programa saberá qual o intervalo das batidas e quantas são executadas por minuto. O BPM é detectado e ao BeatGrid instituído apenas após o quarto pressionamento do botão (lógico!).

Existe também a função "Tick" que emite uma resposta audível (emissão de um som irritante) a cada barra da grade, dessa maneira você pode ouvir o "Tick" através do fone e compara-lo com as batidas da pista para ter certeza que sua BeatGrid está sincronizada com a música. O botão "Tick" é localizado ao lado do volume do fone e seu som é emitido apenas através do canal do fone de ouvido (Monitor Output).

Uma das funções "ocultas" mais bacanas do Traktor é que ele armazena todas as alterações feitas na música diretamente na tag da mesma, sendo assim você pode copiar a música de um HD para outro, tocara no seu mp3 palyer, formatar o sistema, "fazer o que quiser" (menos apagar as tags) e o programa reconhecerá todos os critérios (Cue Points, Loop Points, Grid...) que foram instituídos anteriormente.

Para mais informações sobre o programa acesse a seção Traktor
Compartilhar este artigo :