Controlador Faderfox 4MidiLoop baseado no Traktor Pro

Quando a Native Instruments anunciou seu controlador "tudo em um" eu imaginava que eles realmente estavam falando sério, afinal nunca me decepcionaram o Traktor é excelente e o Kontrol X1 também inovou no que se propõe a fazer.
Mas quando finalmente demonstraram o Kontrol S4 eu fiquei um tanto decepcionado afinal lançaram um controlador para um software que anteriormente nem existia e "ainda por cima" é inferior ao disponibilizado pela empresa a tantos anos, sem contar que as funcionalidades dele poderiam serem instituídas no Traktor PRO.



Como era a própria Native Instruments que estava anunciando um controlador para seu software eu esperava algo que o controlasse de forma completa, unica, como outro controlador nunca conseguiu.
Foi uma decepção...


Eis que essa semana recebo esse anuncio da Faderfox renomeada marca de controladores midi, anunciando seu novo controlador o 4MidiLoop, um (mais um) controlador baseado no Traktor.


Veja-o na imagem abaixo:





Como posso descrever o projeto da empresa...? Acho que "Era disso que eu estava falando!" é a forma mais adequada.


Vejamos algumas das funções disponíveis fisicamente no controlador:


>> Master:
> 4 bancos de controle para os efeitos, cada um com 4 fader, 4 knobs e ainda um knob reset.
> Controle total sobre as funções Snap, Quantize, CD Mode, LFO Reset, Cruise, Tip, Mix e Master do Cue 
além é claro do Master Out.
> Controle sobre o Browser, com Fader infinito, funções Play e Load para o Preview Player, ainda Previous e Next para os Favorites.


>> Por canal:
> 4 bandas de equalização, High, Midi high Mid low e Low seguindo o padrão Xone disponível no Traktor que substitui as tradicionais 3 bandas de equalização (high, mid, low) além é claro dos knobs para Filter, Key FX1, FX2, FX3, FX4 e Gain para cada canal.
> knobs para seleção do Crossfader (left, right) além do Load e Monitor.
> Fader infinitos para Seek/Scratch e Pitch
> Controle completo para Loops e Hot cues somando mais de 13 knobs para as funções além é claro do Shift dedicado de duplica as funções.
> Knobs dedicados para Sync, Bend, Play, Cue, Cup.


Vejamos algumas imagens mais de perto:














O equipamento é construindo totalmente em alumínio mas "infelizmente" não possui uma placa de som, sendo assim ele possui apenas uma conexão USB para liga-lo ao computador.


Conclusão:
Estou imaginando o pessoal da NI arrancando seus cabelos nesse momento... pensem comigo, se a NI tivesse lançado esse equipamento um controlador que que lhe possibilita o controle absoluto do Traktor PRO e tivesse feito "a jogada" da placa de som, onde eles podem incluir a excelente Audio 8 DJ no pacote que é claro seria acompanhado pelo Traktor Scratch PRO, sendo assim ainda você poderia usar Vinyl ou CDJ através do time-code.

O controlador 4MidiLoop não é perfeito, achei os knobs um tanto pequenos e o sistema de iluminação precária, poderiam usar o sistema da Xponent ou então do Kintrol X1 onde o próprio Knob se ilumina.
A ausência de placa de som pode ser tanto positiva quanto negativa afinal se você já possuir uma, poderá usa-la com o equipamento e é claro esse sistema lhe da uma opção maior de escolha afinal nem todos necessitam de uma placa de som com "x" entradas e "y" saídas.

Tenho certeza que é um equipamento sensacional e fará que outras empresas remodelem seus projetos para criar controladores cada dia mais adequados as necessidades dos profissionais que realmente "utilizam o Traktor na sua potência máxima".

Como o controlador é midi ele pode ser mapeado da maneira que desejar e é claro ser usado com o software que desejar.

A data de lançamento e o valor não foram divulgados mas há especulações que o lançamento será na primeira metade do próximo ano e o valor rondará os 1300 Euros. (Salgado!)


Para mais informações acesse: 4midiloopfaderfox e skratchworx
Compartilhar este artigo :