TouchOSC agora para Android

Para quem não sabe TouchOSC é um programa que permite a manipulação de funções midi no seu computador através de dispositivos móveis usando a tecnologia Wi-Fi.

Inicialmente o programa foi desenvolvido para trabalhar com os dispositivos iPhone, iPod Touch, iPad mas como prometido, a poucos dias foi liberada a versão compatível com Android, o que é excelente afinal a gama de dispositivos que rodam o Android como sistema operacional é grande e tende a crescer a cada dia.



Isso nos dá mais liberdade na escolha de modelos, marcas e valores de dispositivos para serem usados como "controle remoto midi"


O programa é compatível com Renoise, Pure Data, Max/MSP/Jitter, Max for Live, OSCulator, VDMX, Resolume Avenue 3, Modul8, Plogue Bidule, Reaktor, Quartz Composer, Supercollider, FAW Circle, vvvv, Derivative TouchDesigner, Isadora dentre outros...

Para saber mais e ter acesso ao TouchOSC acesse sua home page: hexler.net

Confira também as matérias do amigo Ilan Kriger:
Softwares e Hardwares que vão fazer história em 2011 – iPad
Tutorial – Como conectar e usar o iPad no Traktor

Ressaltando minha opinião sobre softwares que permitem o controle através de superfícies touch:
Acho muito bacana, é inovador e diferente ao que estamos acostumados, mas tenho certeza que não é agradável usar um iPad (por exemplo) como dispositivo principal para produzir ou se apresentar, não quero nem imaginar como ficaria minha visão tendo que olhar 2 ou 3 horas para a tela de um dispositivo para ter certeza que estou fazendo as manipulações corretas, isso sem contar que perderia uma parte da concentração na música, afinal teria que prestar muita atenção a tela e o público também não gostaria de me ver apenas de olho no aparelho e não "participando da festa".

Acredito que como complemento para determinadas situações esse tipo de tecnologia venha a calhar mas ainda falta alguma coisa para ser tratada como indispensável. 
Compartilhar este artigo :