The Cloud Player e SoundCloud - Suas Músicas Nas Nuvens

Acredito que todos conheçam o SoundCloud, serviço usado para hospedagem e compartilhamento do músicas, por via das dúvidas vamos a um breve resumo:
SoundCloud funciona como uma espécie de comunidade onde você compartilha suas músicas e set's com seus amigos ou publicamente.
Ao enviar uma música ela é analisada e um player contendo "a onda" da mesma é criado para reprodução e inserção de comentários em qualquer trecho dela.
O serviço ainda possui várias opções de compartilhamento externo com o Twitter, Facebook, MySpace dentre outros.
Outra funcionalidade bacana é a integração do player diretamente em páginas da web (blogs, Facebook...) Confira abaixo:



O serviço ainda oferece uma central da aplicativos, onde você encontra apps para gravação, criação, edição, compartilhamento dentre outras funções, alguns são gratuitos e outros pagos (que dúvida) alguns rodam diretamente da "nuvem" outros necessitam ser instalados no seu PC, MAC ou Gadget...

O que não me agrada no SoundCloud é o pequeno espaço disponível para upload na versão gratuita e o alto valor cobrado para quem necessita de mais espaço.
O serviço funciona da seguinte maneira, na versão gratuita você tem 120 minutos de "espaço de áudio" disponível, se precisar de mais terá que assinar uma conta Premium e os valores são bem salgados... Confira:


Para os que desejam compartilhar seus set's fica praticamente desnecessário usar o serviço (gratuito), afinal um set tem em média 60 minutos então compartilhar apenas 2 set's é irrelevante...  para os que produzem suas tracks a história é um pouco diferente, 120 minutos são quase dois CDs tradicionais então sem dúvida vale o esforço.

O serviço conta com um gigantesco acervo de músicas, a maior parte dela é de produtores independentes mas não pense que o conteúdo é de baixa qualidade. Um problema do serviço é que ele sendo aberto muitas pessoas publicam seu conteúdo no mesmo e não o organizam da maneira correta. Por exemplo: As tags de identificação retornam valores como, ElectronicHouse, And, The, DJ, sem contar as vezes que os gêneros não correspondem.

Nos últimos dias foi lançado um serviço chamado de TheCloudPlayer que tem por finalidade procurar e reproduzir os arquivos disponibilizados no SoundCloud  com maior facilidade.

Inspirado no layout do Itunes frisando a máxima simplicidade o serviço se torna bastante atraente. O Player conta com uma barra de pesquisa a função de criação de playlists sincronizadas com sua conta no Google. Apesar de diversos pontos falhos como (no meu caso) a impossibilidade de exclusão de uma playlist anteriormente criada (veja no vídeo abaixo), a falta de opções básicas como a exclusão de uma faixa determinada de uma playlist criada e a deficiência na criação de playlists automáticas podem tornar seu uso incomodo para alguns usuários.


Como o serviço está em fase inicial é de se esperar que as falhas sejam corrigidas e mais opções incorporadas com o passar do tempo.
Compartilhar este artigo :