Traktor PRO S4 (update)

Como todos sabem em 2010 a NI lançou seu controlador "tudo em um" nomeado de Traktor Kontrol S4 o controlador além de possuir "um mixer" de 4 canais, placa de som integrada e jog wheels também apresentou uma nova versão do software Traktor desenhada especialmente para ele.
Nomeado de Traktor PRO S4 o programa tem como diferencial um bancos de samples substituindo os decks "C" e "D" da versão tradicional (PRO) do software.


Como não tive acesso direto a controladora S4 ainda não havia tido a oportunidade de testar o software Traktor PRO S4 para saber seu desempenho frente aos seus irmãos.
Eis que essa semana deparo-me com uma versão "paralela" compartilhada na rede. Como sou curioso não resisti e tive que teste-lo, afinal o mesmo foi burlado para que não necessite da Kontrol S4 conectada ao computador para funcionar.

Primeiramente vamos conferi uma imagem do programa em funcionamento.

Traktor Pro S4
Se você reparou na imagem acima já teve uma boa ideia do que o programa é capaz e incapaz de fazer.
Fiquei assustado assim que o abri e tentei modificar seu layout, ele simplesmente impede a modificação do mesmo, possui layout's padrões e pronto se não gostar de nenhum deles será problema seu. 
O pior de tudo foi o desaparecimento da aba "details" (presente abaixo dos dekc's) que lhe dão várias opções relacionadas a Cue Points, Loops, movimentos, e a Grid (grade da música semelhante ao Warp no Ableton Live).
A ausência dessas opções deixam o software inútil atrás de seus concorrentes e o que diga então comparando-o com seus irmãos mais velhos.

Felizmente a Native manteve os quatro bancos de efeitos e é claro a qualidade estrutural do programa. Quanto aos "deck's "C" e "D" destinados a loops, quem usa realmente para produção ao vivo pode ser uma boa, mas eu não troco pela liberdade de ter quatro decks e poder fazer os loops e pular de um Cue para outro diretamente nas próximas músicas que irei tocar ou em samples específicos.
Não tive muito tempo para testa-lo mas se você quiser baixe-o e tire suas conclusões. 
Download Traktor PRO S4 v1.0 (WIN) (180MB)
Senha para descompactar "midideejay"
A minha conclusão é que o programa é uma espécie de Traktor DUO ainda mais debilitado em alguns quesitos e com adição de bancos de loops.
Tenho certeza que um bom mixer junto a uma ou duas Kontrol X1 são muito mais aproveitáveis, sem contar que o Torq da M-Audio supera o Traktor PRO S4 em vários pontos e seu custo acompanhado com a Xponent é infinitamente menor.
Sou sincero a dizer que a única coisa que me atraiu no Traktor PRO S4 foram as cores, realmente agradáveis mas em locais de baixa luminosidade podem dificultar um pouco a visualização apesar do alto contraste entre as mesmas.


------------------------------


Peço desculpas pelo artigo publicado acima e agradeço a todos que indicaram que minha primeira impressão sobre o programa estava errada. Fico triste pelo meu erro em compensação fico muito feliz pela cooperação e educação dos usuários do blog.

Para corrigir o erro tomei mais tempo para analisar o programa, aproveitei e fiz um vídeo tutorial do mesmo, demonstrando um pouco de suas opções e configurações.

Assista o vídeo preferencialmente em tela cheia e HD (resolução da gravação 1280x800).


Agora sim...
Gostei do que vi no software ele realmente merece o nome PRO, inclusive o é uma modificação do mesmo com adição de alguns elementos e opções bem interessantes, a opção de poder configurar os Decks "C" e "D" (individualmente) para reprodução da uma track de modo tradicional ou utiliza-los como banco de samples é muito atraente.
Ainda acho que a cor do programa ficou bastante interessante com aspecto diferenciado e elegante.
Como visto no vídeo o programa aceita qualquer controlador externo, sendo assim não há limites do que conectar no mesmo igual como é no Traktor PRO.


Quero lembrar que nesse artigo/vídeo eu falo sobre o software Traktor PRO S4 não me refiro a interface Traktor Kontrol S4 (essa realmente não me agradou...)

Tenho certeza que em breve a Native Instruments lançará uma nova versão do Traktor PRO e sem dúvidas ela será baseada no S4.

Download Traktor PRO S4 v1.0 (WIN) (180MB)
Senha para descompactar "midideejay"
Compartilhar este artigo :