Desvendando... Traktor Audio 2 - 6 - 10

Quando planejamos a compra de uma placa de som a primeira coisa que nos vem a cabeça é a qualidade de som reproduzida pela mesma.
A Native Istruments disponibiliza no mercado três modelos de placas de som, são elas:
Audio 2, Audio 6 e Audio 10. Essas placas tem qualidade de som profissional e não há como compara-las entre si pois no quesito qualidade de som elas são idênticas.

Cada modelo de placa tem sua peculiaridade e só conhecendo-as detalhadamente para identificar qual é mais indicada para você.


Vejamos:

Audio 2: possui duas saídas stereo, que possibilitam ao DJ conectar seu fone de ouvido para pré escuta (CUE) em uma saída e na outra o sinal máster enviado para o público mas para  isso você deve controlar o mixer internamente (no próprio programa) utilizando um controlador midi  de sua preferência.
Mas não é só isso, pode-se também conectar as duas saídas da placa a duas entradas de um mixer comum, dessa maneira temos a possibilidade de usar dois canais (A e B) para o master e ainda utilizar o canal de pré escuta (CUE) do próprio mixer, e se o mixer possuir a opção de retorno (BOOT) ela também poderá ser utilizada. Esse sistema é o mais utilizado pelos DJs, pois lhe possibilita controle total sobre dois Decks. Mas temos que nos lembrar, para que funcione precisamos de um mixer que tenha no mínimo duas entradas stereo e um de controlador midi para controlar os Decks do programa, pois o mixer não fará nada mais que o trabalho normal dele.
Inclusive se você quiser gravar seu set terá que utilizar placa de som e outro programa. Veja como gravar seus sets nesse tutorial: Como Gravar Set (internal e external mixer)


Audio 6: Possui três entras e três saídas stereo, essa placa possui uma construção mais caprichada sendo toda ela feita em alumínio diferente da Audio 2 que é de plástico. Como a Audio 2 ela pode ser conectada a um mixer externo mas a grande “vantagem” dela é de possuir suporte para o sistema time-code. Nessa placa você pode ao invés de um controlador midi utilizar os CDJ ou Vinis para controlar os decks do programa tendo capacidade para suportar duas conexões (entradas) de time-code para vinil ou CDJ essa placa é a mais aconselhada para DJS que querem a praticidade de um laptop e as possibilidades de um software, mas não largam a gostosa sensação de mixagem com vinil ou a porcaria do CD.
A placa possui também uma saída com controle de volume para pré-escuta (CUE) e uma saída e entrada “Main” que funciona como uma conexão Master a qual você pode utilizar no caso de usar o time-code unido a um mixer midi assim envia o sinal diretamente ao “Main” e não separado por canal como seria no mixer externo. A entrada “Main” alem de poder conectar uma fonte de som externa pode ser usada para gravar seu set quando usar um mixer externo, é apenas necessário conectar o “Record Out” do seu mixer ao “Main In” da placa e nas preferências do programa selecionar esse canal para gravação.


Audio 10: Possui cinco entradas e cinco saídas stereo, o grande diferencial dessa placa em relação a Audio 6 é nessa você pode conectar quatro toca-discos ou CDJ para usa-los através do sistema time-code. Além dessa funcionalidade a placa possui uma entrada para microfone com controle da ganho (Gain)e uma entrada e outra saída “MIDI” onde você pode ligar um dispositivo externo, como exemplo  uma Maschine.

Um importante detalhe que deve ser levado em conta é que se você deseja utilizar o sistema time-code disponibilizado pelas placas você deve ter um programa que suporte essa função. Por exemplo o Traktor possui as versões LE, DUO e PRO mas se você deseja utilizar o time-code deverá adquirir a versão Scratch DUO ou  Scratch PRO, que são iguais as tradicionais mas com suporte a time-code, o mesmo acontece com outros programas de discotecagem.
Para mais informações sobre as versões do Traktor acesse: Traktor Comparison Chart
Para mais informações sobre o sistema time-code acesse: Entendendo o sistema Time-Code

As placas são vendidas tanto separadamente quanto em acompanhamento com os softwares Traktor Scratch 2

Valores estimados (nos EUA):


Traktor Audio 2: 119 USD (Inclui: TRAKTOR AUDIO 2 audio interface, TRAKTOR LE 2, USB cable, Setup guide, beatport giftcard)

Traktor Scratch DUO 2: 399.00 USD (Inclui: TRAKTOR SCRATCH DUO 2 Software, TRAKTOR AUDIO 6 Audio Interface, NI POWER SUPPLY, 4x RCA cable, 2x Timecode Vinyl, 2x Timecode CD, PDF manual, Quickstart Guide)

Traktor Audio 6: 279.00 USD (Inclui: TRAKTOR AUDIO 6, TRAKTOR LE 2 Software, USB Cable, Printed Manual)

Traktor Scratch PRO 2: 669.00 USD (Inclui: TRAKTOR SCRATCH PRO 2 Software, TRAKTOR AUDIO 10 Audio Interface, Power Supply, USB cable, 6x RCA cable, 2x Timecode Vinyl, 2x Timecode CD, PDF manual, Quickstart Guide)

Traktor Audio 10: 449.00 USD (Inclui: TRAKTOR AUDIO 10, TRAKTOR LE 2 Software, Power Supply, USB Cable, Printed Manual)



Para Mais informações sobre as placas acesse o tutorial: Traktor Audio 10, Audio 6 e Audio 2
Ou veja a comparação de cada modelo diretamente no site da NI: Audio Interface Comparison Chart
Compartilhar este artigo :