Criando uma Página Web

Uma das maiores ferramentas para um DJ interagir com seu público-alvo é sem dúvida a Internet e fazer uma página na Internet é uma poderosa ferramenta para divulgar seu trabalho.

Neste post, daremos algumas dicas para você, amigo DJ, construir o seu espaço na Net sem susto e com a melhor relação custo x benefício possível.

Espero que gostem!

DJ Caco Garcia


Antes de mais nada, precisamos definir que tipo de estrutura iremos montar, se um Website propriamente dito ou um Blog.

Se você ainda não percebeu, existem diferenças sutis entre um Site e um blog:

Site
  • É um modelo mais “tradicional” de página Web;
  • Geralmente é um ponto de partida para outras páginas como Blog, Fotolog, Comércio Eletrônico, Sistemas Web ou Ambiente de Educação à distância;
  • Geralmente a comunicação com o leitor é feita via e-mail. Não se abre notícias para comentários em um site;
  • Geralmente é mais trabalhoso montar um site não só pela definição de conteúdo ser mais elaborado. Desenvolver um site exige um trabalho maior de formatação em HTML e na maioria dos casos de programação também;
  • O nível de atualização das informações é mais longo do que num blog;
  • Existe uma comunicação “formal” com o leitor pois a opinião aqui é a da empresa e não do indivíduo;
  • Em geral, o autor do conteúdo é desconhecido.
Blog
  • Expressa a opinião do autor apenas;
  • Existe uma maior interação com usuários pois na grande maioria das vezes, os comentários são habilitados;
  • O nível de atualização é bem maior do que num blog, sendo por muitas vezes diário;
  • A linguagem de comunicação é menos formal (embora não exista espaço para erros de português, certo?);
  • O modelo estrutural é bastante diferente, sem necessidade de programação pois a própria ferramenta de conteúdo do Blog se encarrega disso;
  • O conteúdo é mais classificado, através de categorias, datas e tags;
  • Cada página, conhecida como Post ou postagem... na verdade é uma matéria;
  • O autor é conhecido.

Na minha opinião, se você pretende montar uma página Web para divulgar o seu trabalho mas sabendo que mais tarde pretende, por exemplo, criar um curso de DJ online, fórum de discussão sobre tendências musicais, loja on-line, fotolog de eventos etc etc etc, você precisa pensar em montar um site. Por outro lado, se sua intenção é meramente interagir com seu público, mostrar trabalhos, sua agenda mensal etc, o que você precisa é de um Blog.

Nada impede que você queira montar inicialmente um Blog e depois ir construindo outras estruturas na Web, pensando num futuro site, mas é importante definir bem o que você precisa inicialmente para não desperdiçar energia à toa.

Tanto em um Site quanto em um Blog é importante definir um sistema de gerenciamento de conteúdo. Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo possibilitam a publicação de conteúdo de forma rápida, dinâmica e padronizada. Para sites temos o PHP-Nuke, o Joomla, Drupal e vários outros, todos gratuitos (confira aqui). Já trabalhei muito com PHP-Nuke (chegando até mesmo a fazer uma versão dele com vários recursos gráficos) e o Joomla mas atualmente tenho usado o Drupal e não penso em trocar essa plataforma tão cedo.

Para Blogs, os melhores são, sem dúvida, o Blogger (usado aqui no Midideejay) e o Wordpress... O Wordpress é legal pois você pode hospedar em qualquer lugar e tem a possibilidade de alterar o código-fonte (programação do sistema) do jeito que quiser (desde que saiba, logicamente, programar em PHP, linguagem em que o Wordpress foi feito). O chato é que a hospedagem gratuita do Wordpress é muito limitada e se você quiser hospedar seu blog em outro lugar, terá um custo de R$ 30,00 mensais em média para hospedagem e mais R$ 30,00 anuais de registro de domínio. Já o Blogger te dá a vantagem de ter um bom sistema gratuito com diversos recursos e possiblidade de alterar (até certo ponto) seu código-fonte porém o Blog fica obrigatoriamente hospedado no blogger.com (embora você possa, futuramente, exportar o conteúdo para o Worpress quando decidir pagar por uma hospedagem).

Particularmente, recomendo que você comece criando uma página Web do tipo Blog usando o Blogger mesmo... mas cada um sabe do que precisa. Só não se esqueça de uma coisa: quando for contratar um serviço de hospedagem, você precisa saber qual a linguagem de programação que foi feito o seu gerenciador de conteúdo (PHP, ASP, ASP.NET, JSP etc...) para contratar um ambiente compatível. Geralmente os SGC são feitos em PHP ou ASP com banco de dados MySQL. Contrate um plano compatível com o que você vai usar senão a coisa simplesmente não roda, ok?

Definido que tipo de Site iremos montar e qual sistema gerenciador de conteúdo iremos utilizar, passaremos para a próxima fase: A do planejamento da nossa página:

A primeira coisa que você precisa fazer é conhecer bem seu público-alvo. Monte na sua cabeça uma estrutura de navegação e o lay-out da página de acordo com os gostos do seu leitor... se você é DJ de Funk, vai ficar esquisito colocar fotos e matérias sobre DJs que tocam em Ibiza, certo?

Navegar por páginas de outros DJs que atuem com foco no mesmo seguimento que você também é uma boa coisa a se fazer. Conheça o que os outros estão fazendo e veja onde você pode melhorar, onde pode inovar. Isso dará uma dica também sobre com o que seu público está acostumado a interagir.

Você pode ainda usar o Power Point para criar a estrutura de navegação do site... os links, as Tags, se for o caso... isso parece besteira mais vai te ajudar a planejar e ver o que é essencial e o que é desnecessário na sua página Web.

Feito isso, está na hora de elaborarmos o Lay-out do seu projeto. É importante você conhecer um pouco de Corel Draw ou Photoshop para isso. Caso você não saiba trabalhar com essas ferramentas, chame um amigo ou contrate alguém para fazer isso pra você. Não se preocupe nesse momento em contratar um Webmaster ou programador... um Designer mesmo é o que você vai precisar aqui.

Pode ser uma boa dar uma olhada em repositórios de template como o Template Monster. Não recomendo que você compre um lay-out no Template Monster. Faça o seu customizado mesmo, até porque, para comprar um lay-out você precisa ter certeza de qual ferramenta de CMS você vai usar e ter certeza que o lay-out é compatível com ela. Acho bem melhor você desenhar o que quer, mostrar para amigos para ver o que eles acham e depois partir para construir sua página a partir do seu próprio lay-out que é o resultado do planejamento que você fez até aqui, não concorda?

O próximo passo é ajustar o lay-out no CMS que você escolheu... eu fiz isso no meu blog (pac-mac.blogspot.com). Peguei um layout que se aproximava do que eu queria e fui adaptando o template do Blog até ficar igual. Não é um trabalho assim tão cansativo e vale a pena. Levei apenas 1 dia para chegar no resultado que queria.

É isso aí pessoal, mãos à obra agora... estamos à disposição para dar dicas e ajudarmos a todos na tarefa de vocês criarem os próprios sites/blogs.

Boa diversão!
Compartilhar este artigo :