Veejay, VJ ou Video Jockey

VJ uma profissão que até pouco tempo não se ouvia falar e hoje poucos eventos de grande porte são realizados sem a presença de um profissional da área.
Muitos ainda me perguntam o que o VJ realmente faz e qual seu papel na noite, vamos a uma breve explicação:

"VJ (abreviação de video jockey) é a denominação dada às práticas artísticas relacionadas com a performance visual em tempo real.
Principais características do VJing são a criação e manipulação de imagens em tempo real, através de meios tecnológicos e para uma audiência, em diálogo com música ou som. A prática do VJing tem lugar em eventos como por exemplo concertos, discotecas, festivais de música e em galerias e museus, muitas vezes em combinação com outras práticas performativas. O resultado da combinação entre as várias práticas artísticas é uma performance em tempo real, que inclui músicos, artistas visuais (VJs), atores, bailarinos, etc.
(fonte: wikipédia)"

Sendo assim VJ é o profissional que trabalha com a projeção e manipulação de vídeos em tempo real.
Existem basicamente dois tipos de VJs os que manipulam "apenas" vídeo e os que manipulam áudio e vídeo simultaneamente. Não sei se existem uma nomenclatura diferenciada para o profissional que manipula áudio e vídeo simultaneamente, "Video Disc Jockey o VDJ", quem sabe?

Os objetivos do VJ são: captar, interpretar e então expressar visualmente o sentimento transmitido pelo som ou acontecimento daquele momento.

O Veejay trabalha essencialmente com loops de vídeos e imagens esses material pode ser de criações próprias através de filmagens, fotografias ou desenhos que o VJ produz como pode provir de cenas de filmes, games, animes, clipes, etc. 

Os profissionais podem trabalhar com imagens abstratas ou naturais, fantasias ou reais, multi-coloridas ou monocromáticas, berrantes ou opacas, dependerá da preferência de cada VJ e do segmento ao qual ele se dedica.
Compartilhar este artigo :