DJ - VJ - Tablets ARM x86 x64 - Windows 8 e Surface

Você já deve ter se perguntado porque não podemos instalar o Traktor, Torq ou Virtual DJ no iPad ou Tablet Android. 
Dentre as respostas está a seguinte: Processadores ARM.

Processadores ARM são processadores projetados para consumirem pouca energia e espaço além de terem poucas instruções para programação são binariamente incompatíveis com aplicações desenvolvidas para processadores convencionais (x86/x64). 
Sendo assim fiquei muito feliz quando li os primeiros rumores sobre o Windows 8 dizendo que o sistema seria projetado para tablets pois logo me veio a mente a possibilidade de lançarem tablets com processadores x86/x64* rodando Windows sendo assim possível instalar aplicações "convencionais" nos mesmos. (Quando digo convencionais me refiro ao Traktor, iTunes, Ableton Live, Torq...)



- Processadores x86/x64 são os processadores "normais" (i3, i5, i7, athlon, phenom, bulldozer...) utilizados nos PCs e MAC rodam o Windows, MAC OS, Linux e os respectivos programas criados para eles.



Vamos a uma breve resumo das versões do Windows 8:
Windows 8: (PCs e tablets x86/x64 destinado a usuário comum)
Windows 8 Pro: (PCs e tablets x86/x64  destinado a profissionais)
Windows RT: (Pré instalado em tablets com processadores ARM)


Sabendo dessas informações eu apresento a vocês o futuro tablet da Microsoft chamado Surface o qual terá duas versões, uma com Windows RT e outra com o Windows 8 Pro


Imagens:




Vídeo:

Especificações:

Sistema OperacionalWindows RTWindows 8 Pro
Peso676g903g
Espessura9,3mm13,5mm
Tela10,6" ClearType HD10,6" ClearType Full HD
Bateria31.5 W-h42 W-h
ConectoresmicroSD, USB 2.0, Micro HD VideomicroSD, USB 3.0, DisplayPort, Micro HD Video
Aplicações/AcessóriosOffice Home & Student 2013 RT, Capa com teclado multitouchCapa com teclado multitouch, caneta stylus
Memória 32GB e 64GB64GB e 128 GB

Ambos são feitos de magnésio, utilizam tela Gorilla Glass 2.0  e a sua capa magnética também é um teclado multitoque.
A versão que interessa a nós DJs e VJs é a Windows 8 Pro que virá com processador Intel Core i5 Ivy Bridge e tela Full HD o que  permitirá a instalação dos softwares que atualmente utilizamos apenas pelo notebook ou PC.


De acordo com a Microsoft a versão com Windows RT será disponibilizada junto ao lançamento do Windows 8 (provavelmente outubro deste ano) e a versão com Windows 8 Pro estará disponível noventa dias depois.


Você deve estar se perguntando qual a importância disso para nós DJs e VJs de plantão. Sabemos que DJs que se apresentam em clubes não necessitam de controladoras grandes como a S4 ou BCD para discotecar pois os clubes normalmente disponibilizam ao menos um par de CDJ e um mixer 
sendo assim muitos de nós utilizam a kontrol X1 ou o iPad para controlar seu software de trabalho pois gostam da praticidade oferecida pelos mesmos.
Então imagine você a praticidade que teremos utilizando um tablet onde poderemos instalar o software (Traktor, Torq, Resolume...) e opera-lo pela touch screen sem a necessidade de controladora utilizando no máximo o mixer da casa e uma placa de som externa. Com isso eliminamos o "enorme" notebook e a controladora (ou iPad) e com um pouco mais de esperança quem sabe até a placa de som externa pois poderá acontecer de algum fabricante lançar um modelo de tablet com placa de som profissional incorporada.


Sendo assim fico muito entusiasmado com a nova geração de tablets e com eles as possibilidades que estão surgindo para facilitar, agilizar e organizar nosso dia a dia.


Saiba mais sobre o tablet Microsoft Surface acessando sua home page.
Compartilhar este artigo :