Controladores MIDI e suas funções

Diariamente me deparo com pessoas pedindo conselhos sobre controladores, a principal dúvida geralmente está relacionada ao funcionamento do mesmo com determinado software ou com determinada função como manipulação de vídeos ou luzes além da tradicional manipulação de áudio.


O controlador MIDI não irá interferir no tipo de mídia que você poderá manipular quem comanda isso é o software que você irá utilizar.


Vamos entender que um controlador MIDI é compatível com qualquer software que suporte a linguagem "MIDI" sendo assim você poderá comprar um controlador da marca "X" e usa-lo com o software da marca "Y" se este suportar a linguagem "MIDI" o que hoje é padrão para software destinados a produtores, DJs, e VJs. O que acontece é de determinado software ter suporte nativo a determinados controladores, mas isso não quer dizer que ele funcione unicamente com eles sendo normalmente necessário apenas "mapear" o controlador não suportado nativamente.

Então o que é "mapear", digamos que um controlador é igual ao teclado do seu computador, cada knob ou fader envia um determinado sinal quando este é manipulado, ao "mapear" você irá especificar no software o que deve ser feito quando esse sinal é recebido. Como mapear e as possibilidades de mapeamento mudam de acordo com o software que você irá utilizar.

Quanto a controladora perfeita... não existe... apenas a mais adequada ao seu trabalho, não acredito que uma APC 40 seja a melhor escolha para se usar no Traktor, assim como a Xone 4D talvez não seja a melhor escolha para ser usada no Resolume comparações bobas mas é por ai que acontece. Se você se apresenta normalmente em estabelecimentos que já possuem equipamento próprio repense a ideia de adquirir uma controladora que possua mixer pois poderá utilizar mixer do estabelecimento se costuma tocar eventos por conta própria ou quer ter certeza que nunca ficará sem mixer compre uma "tudo em um", o mais importante é que defina primeiramente com qual software você vai trabalhar e então pense numa controladora adequada para ele e para você.

Qualquer dúvida ou dica deixe um comentário, abraço!
Compartilhar este artigo :