Análise - ESI Gigaport HD+


Hoje iremos analisar a Gigaport HD+ placa de som fabricada pela ESI, empresa alemã que no seu histórico possui a inquestionável família Maya44.

Gigaport HD+ não é apenas mais uma placa de som USB, ela abusa da simplicidade oferecendo 8 canais independentes de saída de som suportando resoluções de máximas de 24-bit e 96KHz com apenas 12cm x 7cm x 2cm de tamanho e construção em alumínio.


A placa usufrui dos drivers ASIO 2.0 para a mixagem profissional nos sistemas Windows e ainda é compatível CoreAudio além de ser nativamente suportada pelo MAC OS X não sendo necessária a instalação de drivers no mesmo.

Vejamos as imagens da parte traseira e frontal da Gigaport HD+

Parte traseira Gigaport HD+
Parte frontal Gigaport HD+
Inicialmente vemos que a placa possui oito saídas do tipo RCA na parte traseira e duas saídas P10 na parte frontal além de leds de status e a entrada mini USB que provem a transferência de dados e energia para a mesma.


As saídas traseiras são numeradas de 1 a 8 dessa forma representando as saídas reais da placa.Uma das saídas P10 frontal é numerada em 1 e 2 demonstrando que a mesma é compartilhada com a saída 1 e 2 da parte traseira. A saída MIX da parte frontal é a junção de sinal de todas as 8 saídas.

Vamos a alguns exemplos de utilização da placa no software Traktor Pro.

Utilizando-a com mixer externo você irá ligar as saídas RCA da parte traseira aos canais de entrada do mixer que irá utilizar, dessa forma você usará a pré escuta através do mixer e poderá trabalhar com até 4 canais (decks) em estéreo.


Utilizando-a com mixer interno você poderá configurar o canal 1 e 2  como pré escuta (usufruindo da saída P10 da parte frontal) e definir outros dois canais como saída master.

Especificações técnicas:
-24-bit / 96kHz D/A converter

-8 independent output channels with RCA connectors
different playback modes: 44.1kHz with 16-bit and 8 channels, 44.1kHz with 24-bit and 6 channels, 48kHz with 24-bit and 6 channels, 96kHz with 24-bit and 2 channels
-2 independent stereo headphone outputs: 1st output sends out mixed signal of all playback channels, 2nd output sends out different signal from playback channel 1/2 - perfect for monitoring and to pre-listen to signals
-compatible with Windows XP and Windows Vista/7/8 supporting ASIO 2.0, WDM, MME (using ESI's EWDM driver technology)
-compatible with Mac OS X and supported by the native CoreAudio USB audio support from Apple, no special driver installation required
-compact and portable design with around 12 cm x 7 cm x 2 cm
-includes license of Deckadance LE from Image-Line Software

Sendo assim o que pode incomodar alguns artistas é da mesma não possuir entradas de som mas esse com certeza não é o foco do modelo.
Comparação de tamanho: Gigaport HD+ vs Audio 2 DJ

Comparação de tamanho: Gigaport HD+ vs Kontrol F1
A Gigaport HD+ possui uma excelente fabricação em alumínio, pequena, robusta e resistente, não necessitar de uma fonte externa de alimentação é um presente para todo DJ, a facilidade de transporte e instalação é muito grande, possuir capacidade para utilizar quatro decks a 44.1kHz e 16-bit (padrão do CD) em um mixer externo é formidável.

Saiba mais na home page ESI Gigaport HD+
Compartilhar este artigo :